Gestão de RH

4 formas de inovar nas ações de Outubro Rosa em sua empresa

02/10/2018

A campanha contra o câncer de mama feminino surgiu nos Estados Unidos, em 1990, e é celebrada anualmente. Seus objetivos são divulgar informações sobre a doença e estimular a população a ser participante ativa em seu controle. Assim, a empresa que se dedica a promover ações de Outubro Rosa faz um chamado à saúde de suas colaboradoras.

Quando bem elaboradas, essas atividades ajudam na conscientização da importância de se detectar precocemente a patologia — o que pode aumentar, significativamente, as chances de cura e promover a qualidade de vida da mulher.

Se você quer mobilizar a sua empresa para que ela faça parte dessa luta, acompanhe o post e veja algumas formas de inovar em tais ações!

Ações de Outubro Rosa no ambiente de trabalho

Por passarmos tanto tempo na empresa, ela acaba se tornando uma espécie de segunda casa para muitos de nós. Por isso, é fundamental que a gestão esteja atenta à saúde e ao bem-estar dos seus funcionários.

Como pode ser difícil acompanhar de perto cada membro da equipe e garantir que ele esteja em dia com seus exames preventivos, as campanhas se tornaram ótimas ferramentas de alerta. Contudo, elas devem ser eficazes para que alcancem os seus propósitos.

Por essa razão, listamos algumas atitudes que podem surtir bons efeitos na campanha do mês de outubro. Veja:

1. Ilumine e decore a empresa

Modificar as cores do ambiente pode trazer impactos sutis e eficientes ao psicológico humano. Dessa forma, iluminar a organização é uma ação simples, mas que pode ter consequências duradouras.

Além disso, você pode colocar laços e alguns elementos cor-de-rosa na decoração dos departamentos, banheiros, refeitório etc. Isso dará um toque especial aos ambientes e poderá ajudar as funcionárias a se lembrarem de fazer a prevenção.

2. Promova uma corrida

A corrida por si só já é um ato em favor da saúde, uma vez que a atividade física é altamente recomendada. No entanto, promover essa ação entre as mulheres, no mês da campanha, reforça para as colaboradoras como elas são valorizadas pela empresa.

Os homens também podem ser convocados, seja como participantes ou como torcedores. Ainda é possível realizar uma confraternização ao finalizar a corrida, criando um espaço para a descontração e a troca de ideias.

3. Crie um ciclo de debates sobre os assuntos relacionados à campanha

Conhecimento nunca é demais. Dessa maneira, a empresa pode convidar mulheres que venceram a doença, médicos, psicólogos e outros profissionais da área de saúde e promover um ciclo de debates sobre o câncer de mama.

O ideal é que o evento seja um espaço aberto para tirar dúvidas e compartilhar experiências. Afinal, quanto mais envolvidas as mulheres estiverem com a campanha, mais sucesso ela obterá.

4. Envie cartas a mulheres doentes

Ainda que não se conheça o remetente, receber cartas com palavras de carinho e de apoio pode fazer bem a qualquer paciente. Entretanto, escrever uma dessas cartas, além de fomentar a empatia, ajuda a reforçar a importância da prevenção.

Desse modo, a empresa pode fazer parceria com algum hospital especializado e conseguir uma lista com nomes de pacientes com a doença. A partir daí, pode-se criar um espaço com canetas e papéis para que os colaboradores, e até os clientes, possam lhes redigir palavras de conforto.

A ação ainda pode incluir um dia de visita às doentes que receberão as cartas, para que sejam entregues pelas próprias colaboradoras da companhia.

Além das ações citadas, existem muitas outras opções, como incentivar o uso de blusas ou acessórios cor-de-rosa durante o mês, promover um dia da beleza, realilzar a arrecadação de donativos para instituições especializadas etc. O importante é não se omitir e fazer das ações de Outubro Rosa um ato de conscientização e valorização das mulheres.

Agora que você já tem algumas ideias do que fazer na campanha contra o câncer de mama, que tal ler o nosso post e entender um pouco mais sobre a importância do Outubro Rosa?

Você também pode gostar

Share This
Navegação