4 ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho do RH

4-ferramentas-tecnologicas-que-facilitam-o-trabalho-do-rh

O RH é um departamento amplo e cheio de atividades, que vão desde tarefas mais burocráticas até outras mais estratégicas. Então é importante conhecer as ferramentas tecnológicas que contribuem para deixar o setor mais fluido e simples.

Essas tecnologias podem estar relacionadas ao controle de ponto, desenvolvimento de metas ou ao gerenciamento dos benefícios corporativos. O mais importante é fazer uma boa análise interna e avaliar a necessidade que existe em sua empresa.

Pensando nisso, criamos um post sobre o assunto. Veja, agora, 4 ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho do RH e contribuem para otimizar os resultados do negócio.

1. Software de desdobramento de metas

As metas contribuem para manter o time de trabalho mais alinhado e comprometido com os resultados desejados pela empresa. Entretanto, criar uma meta demanda muito trabalho para os líderes. Por isso, esse tipo de sistema pode ser uma ótima ajuda.

O sistema de desdobramento de metas contribui para criar metas que sejam inteligentes e desafiadoras para os funcionários. Além disso, esse tipo de tecnologia também costuma ter um painel de controle mais dinâmico para o monitoramento dos resultados.

Outra grande facilidade desse tipo de sistema é o fato de gerar relatórios instantâneos, os quais podem ser usados nas reuniões com os funcionários ou executivos do empreendimento.

2. Sistema de gerenciamento de benefícios

Bons benefícios colaboram para atrair e reter profissionais talentosos, além de deixá-los mais satisfeitos com o seu trabalho e a empresa de um modo geral. Contudo, a gestão dos benefícios costuma dar trabalho e consumir demasiado tempo do RH.

Por isso é cada vez mais comum o uso de um sistema para a sua gestão, tornando todo o processo mais simples e flexível. Esse sistema permite o controle via web dos benefícios, além de trocar os antigos tickets por modernos cartões.

No final das contas, o sistema envia ao profissional de RH responsável um resumo com os benefícios escolhidos, usuários cadastrados e os custos.

3. Plataforma online para contratação

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes para qualquer companhia. Nessa etapa, é possível contratar gente realmente talentosa para atuar dentro da empresa e contribuir para o seu crescimento no mercado.

Para isso é cada vez mais comum o uso de plataformas online, em que as vagas em aberto possuem mais visibilidade e todo o processo ganha mais celeridade. Nelas é possível anunciar vagas, receber candidaturas e realizar a triagem inicial dos currículos.

Existem algumas plataformas pagas e outras gratuitas. Uma das mais conhecidas é o site do sistema nacional de empregos (SINE). Nas plataformas pagas, o grande diferencial é o auxílio de consultores especializados.

4. Software de análise psicológicas

A análise psicológica dos funcionários é atividade-chave para a gestão de RH. Ela pode ser usada na seleção de profissionais, planejamento de programas de treinamentos ou ainda para tomar importantes decisões: como promover ou demitir alguém.

Esse tipo de tarefa deve ser realizada por um psicólogo, a menos que se tenha um sistema desenvolvido com essa finalidade. O software de análise psicológica é mais ágil e preciso, além de ter um custo inferior para qualquer empresa.

Com esse sistema o profissional de RH pode entender melhor o perfil comportamental de cada colaborador, com relatórios mais claros e objetivos. Além disso, também se multiplicam as chances de tomar decisões assertivas na gestão de pessoas.

Agora que já conhece as principais ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho do RH, aproveite para compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais e dividir essas dicas com outras pessoas!

Que tal conhecer mais sobre gestão de benefícios? Confira o e-book gratuito “Guia dos Benefícios”! Clique aqui para baixar.

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos