10 perguntas para entrevistas de emprego que recrutadores não devem fazer

10-perguntas-para-entrevistas-de-emprego-que-recrutadores-nao-devem-fazer

Dentre os maiores desafios dos recrutadores estão as diferentes etapas de um processo seletivo, como a entrevista de emprego. Não apenas para quem busca uma vaga, mas também para aqueles que avaliam os candidatos, é importante levar em consideração boas perguntas para entrevistas de emprego ao mensurar o perfil do profissional e evitar questionamentos embaraçosos que podem expor o candidato e serem desnecessárias para saber sobre suas competências.

Leia a seguir 10 das principais perguntas que o empregador não deve fazer na hora da entrevista:

1 – Você planeja se casar?

Mesmo que ainda seja utilizada por gestores de Recursos Humanos, essa é uma questão pessoal, que não diz respeito ao entrevistador e que não interfere diretamente no desempenho do candidato para a função.

2 – Você já tem filhos ou pretende engravidar?

A discriminação contra as mulheres grávidas no trabalho é proibida por diferentes leis federais. Caso a candidata esteja grávida, ela pode processar a empresa por não ser contratada por sua condição. Além disso, sua ética e habilidade profissional não podem ser medidas por seu desejo ou pelo fato de ter filhos.

3 – Você costuma beber?

Essa também é uma pergunta de cunho pessoal, que não diz respeito à empresa que está contratando o profissional. O desempenho de um funcionário dentro da empresa independe da forma como ele utiliza seu tempo livre, sendo assim perguntar se o candidato bebe pode ser considerado uma violação de privacidade.

4 – Qual a sua religião?

Dentre as perguntas para entrevistas de emprego que não devem ser feitas, a escolha religiosa é um tema delicado e desnecessário, tanto para quem contrata quanto para aqueles que buscam uma vaga. Questionar se o candidato precisa tirar algum feriado específico, pode parecer ingênuo, mas na verdade também diz respeito às crenças religiosas do profissional, que pode se sentir exposto por ter que informar sua religião.

5 – Qual a sua orientação sexual?

Essa também é uma questão pessoal que atinge a intimidade do profissional, que pode se sentir constrangido, discriminado e, dessa forma, acionar a Justiça.

6 – Você tem dívidas?

Se o profissional tem ou não dívidas, não deve ser levado em conta no momento da entrevista e da contratação, já que essa não é uma responsabilidade da empresa.

7 – Em quanto tempo você pretende se aposentar?

Esse questionamento é feito, geralmente, para candidatos mais experientes no mercado. Essa questão pode ser discriminatória por julgar o profissional por sua idade e pelo tempo que ele poderia atender a empresa.

8 – Você é uma pessoa saudável?

O candidato pode se sentir constrangido com essa pergunta, pois com ela o empregador pretende selecionar alguém que não apresente condições médicas desfavoráveis, deficiências e doenças crônicas, por exemplo. Para cargos que exigem habilidades específicas, o entrevistador pode perguntar se o profissional é capaz de atender às atividades necessárias para a função.

9 – Qual a sua idade?

A menos que o profissional aparente ser menor de idade, essa pergunta deve ser evitada, já que o desempenho e a capacidade profissional não pode levar em consideração apenas a idade do candidato.

10 – Sua vida social é muito agitada?

No momento da contratação, é importante que a empresa não tente interferir no comportamento do trabalhador fora do ambiente de trabalho e foque nas competências profissionais dele para o cargo pretendido.

Antes da entrevista, é função do gestor e da equipe de Recursos Humanos selecionar as melhores perguntas para entrevistas de emprego, para saber se o candidato realmente pode atender às expectativas da empresa e o quanto ele pode agregar ao quadro de funcionários com suas habilidades e experiências.

Para você, quais são os questionamentos que não podem ficar de fora na hora da entrevista? Comente abaixo!

Curtiu nosso artigo sobre 10 perguntas para entrevistas de emprego que recrutadores não devem fazer? Então aproveite para conferir o e-book GUIA BÁSICO DO PROFESSIONAL DE RH e .

Baixe já o nosso material gratuito!

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos