Saiba como melhorar a produtividade dos seus colaboradores

Saiba_como_melhorar_a_produtividade_dos_seus_colaboradores.jpg

Aumentar a produtividade da equipe de trabalho é indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso é cada vez mais comum investir na gestão de pessoas e no clima organizacional, objetivando alcançar resultados reais para o negócio.

Continue lendo nosso post e entenda como melhorar a produtividade dos seus colaboradores. Separamos ótimas dicas para você. Vamos lá!

Avalie o atual desempenho

Esse primeiro passo serve para identificar a lacuna entre o ideal e o real, ou melhor, quanto seus colaboradores deveriam realmente produzir e quanto, atualmente, eles estão produzindo. 

Para isso, busque informações sobre o volume de vendas atual, o índice de satisfação dos seus clientes, o tempo médio de negociação em cada compra etc. Se não souber muito bem como realizar essa avaliação inicial, vale a pena contratar um consultor.

Defina metas SMART

Com posse dos indicadores de desempenho, já dá para ter uma boa noção do que realmente está acontecendo. Então, é hora de definir metas claras para seus funcionários.

Metas bem elaboradas devem seguir o padrão SMART – do inglês, Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-based (temporal). É importante ter o auxílio de pessoas chave de cada equipe, pode ser um coordenador, supervisor, gerente, enfim, alguém que conheça os colaboradores, suas dificuldades e seus potenciais.

Informe seus colaboradores das metas adotadas

Na hora de comunicar as metas definidas, muita atenção, todos devem entender o motivo pelo qual elas foram elaboradas e quais serão os indicadores utilizados para avaliar se, após o prazo estabelecido, foram ou não alcançadas. Faça isso em reunião com a equipe de trabalho, esteja pronto para ouvir críticas e esclarecer dúvidas – tenha certeza de que elas existirão.

Acompanhe o dia a dia da equipe

É aqui que as melhores ideias tendem a fracassar. Apenas definir e informar metas, por mais bem elaboradas que elas sejam, não trará resultados por si só. Para que isso aconteça, é importante acompanhar o trabalho dos colaboradores e dar feedbacks, o que deve se tornar um hábito no dia a dia do negócio.

Analise o desempenho final

Após um período previamente estipulado, volte a avaliar o desempenho dos seus colaboradores. Utilize as mesmas métricas que usou inicialmente: volume de vendas, índice de satisfação do cliente, tempo de negociação etc.

Com os indicadores em mãos, analise se as metas foram alcançadas. Se sim, parabenize seus colaboradores pelo resultado alcançado. Isso vai motivá-los a buscar sempre resultados melhores. Se não, cobre novos resultados, indique onde falharam e demonstre que confia em seu potencial de sucesso.

Recompense seus colaboradores pelos resultados

Isso se chama meritocracia e os trabalhadores valorizam muito. Infelizmente, muitos gestores acabam esquecendo desse último passo, mas tenha certeza de que fará toda a diferença no final das contas. Recompensar nem sempre é pagar um salário maior, mas deixar claro que reconhece e valoriza seu trabalho. Pequenas premiações como, por exemplo, uma vaga exclusiva na garagem, que não tem custo algum para empresa, podem ser bastante valorizadas.

Essas são algumas das dicas de como melhorar a produtividade dos seus colaboradores, porém não se esqueça de que outras questões podem influenciar o resultado final. Invista no treinamento da equipe, em equipamentos de qualidade e em um melhor clima organizacional. Além disso, manter um bom relacionamento com seus funcionários é muito importante para alavancar a produtividade.

Agora que você já sabe como melhorar a produtividade dos seus colaboradores, que tal deixar seu comentário em nosso post? Vamos lá, contribua com suas ideias!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos