Que tipos de benefícios as empresas podem oferecer para inovar?

200305-que-tipos-de-beneficios-as-empresas-podem-oferecer-para-inovar

Uma empresa bem-sucedida é, certamente, aquela em que os colaboradores vestem a camisa e unem esforços em nome de resultados cada vez melhores. Contudo, muitas organizações acabam se esquecendo de que, para que isso aconteça, é preciso manter os funcionários motivados — e é aí que entram os diversos tipos de benefícios que podem ser oferecidos.

Foi justamente pensando nesse assunto que preparamos este post. A seguir, entenda as vantagens de oferecer benefícios aos colaboradores, conheça os principais tipos de benefícios oferecidos pelas empresas e, por fim, veja como é possível fazer isso de forma inovadora!

 

Por que fornecer benefícios para os colaboradores?

Oferecer benefícios aos funcionários é uma via de mão dupla. Em outras palavras, isso quer dizer que não só os colaboradores são beneficiados; as empresas para qual eles trabalham também obtêm vantagens.

Se uma organização conta com um sistema de benefícios eficiente e compatível com as necessidades dos colaboradores, ela colherá como resultado:

  • maior motivação por parte dos funcionários;
  • aumento da produtividade e da qualidade das tarefas entregues;
  • colaboradores satisfeitos e que vestem a camisa da empresa;
  • menos faltas e atrasos;
  • mais saúde para os trabalhadores.

Por essas e outras vantagens, as empresas estão cada vez mais focadas na elaboração de estratégias que promovam a qualidade de vida e a saúde de seus colaboradores. Para isso, oferecem alguns dos benefícios que você verá no tópico seguinte.

Quais são os principais tipos de benefícios ofertados pelas empresas?

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um benefício oferecido em forma de cartão e destinado à compra de alimentos em estabelecimentos como supermercados e similares. Ou seja, o colaborador pode adquirir os ingredientes necessários para preparar suas refeições ao longo do mês.

Vale-refeição

Também em forma de cartão, o vale-refeição tem como o objetivo tornar a alimentação do colaborador mais prática. Com ele, o funcionário pode realizar suas refeições em restaurantes, lanchonetes e padarias, por exemplo.

Vale-combustível

Esse é um benefício destinado aos colaboradores que utilizam o carro para trabalhar — seja para percorrer o trajeto entre residência e escritório, seja para visitar clientes ou filiais, por exemplo. Pode ser oferecido por meio de cartão ou em dinheiro.

Plano odontológico e de saúde

Os planos odontológicos e de saúde são, seguramente, uns dos benefícios mais atraentes aos olhos dos profissionais. São de extrema importância não só porque ajudam o colaborador a cuidar da saúde de forma preventiva, mas também pelo fato de se qualificarem como benefícios que podem ser estendidos a dependentes e familiares.

Quais benefícios inovadores podem ser oferecidos?

Viagem de incentivo

Experiências positivas vivenciados pelo colaborador sempre permanecerão em sua memória, gerando motivação para o desempenho de suas tarefas. É esse o propósito das viagens de incentivo, que podem ser uma boa opção para reconhecer e premiar as melhores performances. Elas ajudam a aumentar o engajamento e o sentimento de pertencimento dos funcionários.

Vale-cultura

Trata-se de um pagamento adicional que, como o próprio nome já diz, visa facilitar o acesso a atividades culturais. O benefício desperta bastante interesse pois, com ele, o funcionário pode comprar em livros, ingressos de cinema e peças de teatro, entre outros eventos culturais.

VB Despesas

A praticidade é um fator indispensável à rotina de trabalho. Para eliminar a burocracia dos reembolsos, pode ser entregue ao colaborador um cartão pré-pago, que pode ser utilizado para cobrir determinados gastos do funcionário. O benefício auxilia na organização das despesas administrativas e favorece a transparência na prestação de contas.

VB Presente

Presentear alguém é, e sempre será, uma das mais especiais formas de agradecimento e reconhecimento. Nesse sentido, as empresas podem valorizar não só seus colaboradores, como também clientes, parceiros e fornecedores. Como? Oferecendo um cartão pré-pago muito fácil de utilizar.

Como você pode perceber, são vários os tipos de benefícios que podem ser oferecidos aos seus colaboradores. Lembre-se de que inovar nesse campo pode ser uma escolha mais do que certeira, já que despertará mais interesse, motivação e, consequentemente, trará resultados ainda melhores para ambos os lados.

Gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre o tema? Não deixe de baixar agora mesmo nosso guia de benefícios!

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos