Por que o reconhecimento profissional influencia na motivação?

depositphotos_106125522_m2015.jpg

Ao gerenciar os recursos humanos de sua empresa, você provavelmente já deve ter passado por situações em que faltava motivação aos funcionários e aquele engajamento extra para melhorar a produtividade no ambiente organizacional. Muitas vezes, a falta dessa motivação decorre justamente de existirem poucas oportunidades de reconhecimento profissional na empresa.

Quais são os incentivos que podem mudar essa realidade em uma empresa? Por que eles são necessários para a motivação? Quer saber a resposta para essas e outras perguntas? Então continue a leitura!

 

Saiba o que é o reconhecimento profissional

O reconhecimento profissional pode acontecer de várias formas: desde uma frase de incentivo quando o empregado faz um bom trabalho até a promoção e progressão de carreira no caso de funcionários com histórico comprovadamente importante para a empresa.

Basicamente, é a forma pela qual o empregado recebe um retorno positivo sobre as suas ações dentro da empresa e sabe que está no caminho profissional correto.

Entenda por que o reconhecimento profissional é tão importante

Essas formas de incentivo são importantes, tanto para o funcionário quanto para a empresa. Para o profissional, o reconhecimento é uma forma de motivá-lo a desempenhar um trabalho cada vez melhor, de qualidade e produtivo.

Além disso, demonstra que as suas tarefas serão recompensadas, não importando a forma como ela se concretize — benefícios, bônus, prêmio, promoção etc.

Para a empresa, essa é uma das maneiras mais eficientes de reter recursos humanos, evitar a rotatividade, aumentar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, elevar os níveis de produtividade e, consequentemente, estabelecer as bases para uma empresa bem-sucedida.

Entenda o papel do RH

Desde os tempos mais remotos, o homem é movido e influenciado por estímulos, — cognitivos, psicológicos e sensoriais. No ambiente de trabalho, reconhecer cada colaborador desencadeia uma série de reações que, de maneira geral, são benéficas à organização e ao funcionário.

É importante que o gestor de RH esteja atento ao trabalho de cada integrante da sua equipe, de modo que os feedbacks sejam oportunos e não causem atritos.

O RH reconhece que falta de reconhecimento, por sua vez, é um dos grandes males não mensuráveis que inevitavelmente comprometem os resultados da organização.

Conheça 3 benefícios do reconhecimento profissional

O reconhecimento é uma das principais medidas para motivar e promover conquistas pessoais, profissionais e financeiras para um profissional, além de trazer benefícios para a organização.

Essa responsabilidade é do gestor direto de cada colaborador. Uma vez que, devido à maior proximidade, pode observar melhor as habilidades e o desempenho de cada colaborador, incentivando-o constantemente.

O reconhecimento profissional influencia vários aspectos. Veja quais são eles a seguir.

1. Aumento de produtividade

Um fator que afeta muito a produtividade dos colaboradores é o reconhecimento.

Todos desejam ser reconhecidos por um trabalho bem-feito, ou saber que contribuíram positivamente para o desenvolvimento de algo que alcançou grandes resultados na empresa.

Quando reconhecidos, procuramos produzir resultados cada vez melhores e executamos as nossas tarefas com excelência, buscando sempre novo reconhecimento dos gestores.

2. Motivação da equipe

O reconhecimento profissional promove a motivação, que é a válvula impulsionadora da produtividade em sua equipe de trabalho. Sem motivação, é impossível trabalhar feliz e com foco em resultados.

O trabalho em equipe é fundamental para o dia a dia de qualquer empresa, mas estimular ideias próprias e dar a chance de o colaborador apresentar um projeto trará grandes benefícios não só para ele, como também para a empresa.

Faça com que ele busque novos conhecimentos. Troque informações que possam agregar e expandir o entendimento que ele tem da organização. Mostre que você acredita no trabalho que ele desempenha e que a colaboração dele é essencial para o crescimento da empresa.

3. Melhoria nos resultados

A avaliação possibilita analisar quais processos e aspectos do negócio precisam ser alterados. O uso de um aplicativo corporativo serve como uma ferramenta de gestão eficaz que oportuniza acompanhar e analisar os resultados encontrados e fazer as devidas correções caso sejam necessárias.

Saiba como escolher e elaborar programas de reconhecimento e incentivo

Existem várias formas de colocar isso em prática. Confira algumas sugestões.

Faça pesquisas de percepção e feedback de funcionários

Esse é o primeiro passo: saber quais são as demandas, expectativas e percepções de seus funcionários. Procure saber se eles estão satisfeitos no ambiente de trabalho, levante questionamentos e dê a eles a oportunidade de expressar frustrações.

Faça muitas perguntas — e não somente aos seus subordinados diretos, mas para quantos colaboradores puder. Uma pergunta boa de se fazer é: “O que você faria se fosse o gestor do seu setor?”

Pode ser que as respostas sejam boas sugestões. Então, é preciso considerar e, se possível, implantar cada uma delas para demonstrar que esses diálogos não são em vão. Mesmo que você não obtenha uma grande ideia, essas conversas ainda podem ter um grande impacto, desde que a sua equipe perceba que você considerou as sugestões dela.

Compreenda as demandas e as necessidades de seus empregados

O segundo passo é entender essas demandas e verificar quais delas podem ser atendidas em curto, médio ou longo prazo. Para isso, faça perguntas. Essas perguntas vão possibilitar traçar um perfil do seu time de trabalho e de cada colaborador.

Muitas questões apresentadas podem partir de motivações pessoais, que não estão necessariamente condicionadas a uma atitude da organização. Verifique o que está ao alcance da empresa a partir desse conjunto de demandas levantadas.

Mais uma vez, deixe os funcionários opinarem sobre quais procedimentos precisam de melhoria e, se for o caso, incentive-os a descobrirem alternativas que otimizem a realização desses processos em questão de custos e tempo.

Comemore os primeiros acertos

Não comemore somente os grandes acertos, mas também os primeiros. Reconhecer publicamente é gratificante e mantém todos os profissionais motivados. Não seja um líder negativo que joga “água fria” quando um colaborador atinge um resultado pequeno.

Torne esse momento o mais divertido possível. Dê algum brinde que seja útil para o colaborador e deixe uma mensagem motivacional personalizada à mão. Sabe o porquê disso? Pois as pessoas são mais propensas a mostrar e dizer aos seus colegas, amigos e familiares que foram valorizadas no trabalho.

Um presente customizado tem muito mais valor do que algo produzido em massa, principalmente para funcionários mais velhos que são mais sentimentais e precisam de motivação.

É importante incluir essa tarefa na sua agenda e delegá-la aos gestores de outros setores da empresa. Dessa forma, o reconhecimento fica a cargo dos seus respectivos líderes. Reúna-se com eles para definir as melhores formas de tocar na alma dos seus colaboradores.

Crie planos de carreira e progressão objetivos

Essa é uma das maneiras mais tradicionais de oferecer incentivos e garantir a motivação dos seus funcionários. Os planos de carreira oferecem um futuro profissional a partir do reconhecimento de critérios como avaliações frequentes, níveis de produtividade, de vendas, entre outros.

Investir em conhecimento sempre funciona bem como uma condição de troca com os colaboradores — especialmente os mais jovens. Porém, se o caixa da empresa não estiver tão seguro para oferecer cursos em pós ou MBAs, por exemplo, oferecer a oportunidade de vivenciar como outros setores funcionam é uma alternativa muito positiva.

Sem contar que isso também pode ser um motivo a mais para que os profissionais talentosos permaneçam na empresa por mais tempo.

Existem empresas que administram essa tarefa com eficiência, são verdadeiras escolas. O colaborador passa a entender praticamente todos os processos, o que é excelente para a carreira profissional.

Isso se chama job rotation — rotatividade de tarefas —, que funciona como se fosse um intercâmbio no qual dois profissionais trocam de setor por um período determinado. É uma prática bastante eficiente e desafiadora.

Proponha bons benefícios

Que tal deixar os colaboradores escolherem entre os benefícios que a empresa oferece? Assim, eles podem optar por aqueles que mais são úteis a eles — como descontos em academias, viagens, eletrodomésticos, plano odontológico, um valor em dinheiro ou outros prêmios.

Ou melhor: eles podem ter os seus próprios pacotes de incentivos. Isso certamente será um gesto bastante valorizado pelas equipes, uma vez que se sentirão livres para escolher o que for mais importante para eles.

 

Crie metas possíveis de serem atingidas

As metas são umas das grandes motivadoras de produtividade e precisam ser sempre realistas. Caso contrário, elas causarão uma espécie de frustração em cadeia que pode comprometer o clima organizacional. Portanto, escolha-as levando em conta o desempenho e a eficiência da sua equipe.

Ofereça comodidade

Oferecer conforto e segurança para os colaboradores é uma excelente alternativa para empresas que querem incentivar as equipes sem pôr a mão no bolso.

Se uma determinada tarefa demandar mais da equipe, você pode sugerir um banco de horas informal, no qual eles poderão sair mais cedo por alguns dias ou emendar um feriado, por exemplo.

Nesse processo, também entra a flexibilidade de horário e de prazos. No entanto, isso tudo deve ser bem explicado aos profissionais no momento da contratação para que não haja nenhum descontentamento.

Mostre que a empresa se importa com os seus funcionários

É importante os seus profissionais saberem que têm um espaço para crescimento dentro da empresa e que, ao obterem novos conhecimentos, será viável crescer em sua carreira e ocupar funções superiores dentro da organização. Valorize as possibilidades de escolha dos seus colaboradores e estimule o seu crescimento.

Após a finalização do plano de reconhecimento, apresente à sua equipe e explique como funcionará a escolha das premiações. É fundamental a participação de todos, pois isso gera um clima de colaboração e harmonia.

Os gestores que reconhecem os seus profissionais têm uma taxa de conquista em suas ações que chega a ser três vezes maior que a média do mercado. Criar benefícios e investir no reconhecimento de seus funcionários resulta em sucesso.

É essencial criar um programa de reconhecimento profissional que seja eficiente e que atenda às necessidades de seus profissionais. Então, para que esse programa funcione, é essencial perguntar aos seus colaboradores o que eles desejam. Fazer uma pesquisa interna para saber que tipo de reconhecimento eles gostariam de receber: brindes, folgas, bonificações, viagens ou premiações.

Curtiu o nosso artigo? Então aproveite para conferir o e-book “Valor do RH para o sucesso da organização” e descubra como fazer a diferença na sua empresa.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos