Plano de cargos e salários: 4 motivos para sua empresa ter um

plano-de-cargos-e-salarios-4-motivos-para-sua-empresa-ter-um

Afinal, quem ganha com a implementação de um programa de cargos e salários? Alguns gestores podem acreditar que esse é um benefício exclusivo para os colaboradores, que passarão a ter uma perspectiva de crescimento dentro da empresa. Acontece que, na verdade, o maior beneficiário desse tipo de ação é a própria organização.

O plano de cargos e salários pode trazer uma série de vantagens para o negócio, da melhoria da produtividade até a correta organização dos processos internos. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, essa não é apenas uma demanda sindical ou da classe trabalhadora: é uma ação essencial para desenvolver uma organização saudável.

Nesse post, você vai conferir todos os benefícios da medida. Acompanhe!

1 – Crie um ambiente motivador

Em primeiro lugar, com o plano de cargos e salários, os profissionais se sentem muito mais motivados, é claro. Dessa forma, o clima organizacional fica mais agradável e todos se sentem mais confortáveis para exercer suas funções, afinal, sabem que, na empresa onde trabalham, existe uma perspectiva de futuro real.

Com os profissionais motivados, é possível reduzir bastante o índice de rotatividade da empresa, algo que gera uma série de perdas, como os custos com treinamentos e demissionais, além, é claro, de garantir a produtividade do negócio.

2 – Defina a linha de comando

Afinal, quem obedece quem? Quais processos são destinados para os colaboradores, e como será o monitoramento da gerência? Essas e outras perguntas podem ser sanadas quando todos os envolvidos — o gestor incluso — sabem exatamente quais são os cargos da empresa e a linha de comando.

Quando todos sabem qual é o seu papel na organização, são capazes de compreender melhor cada um dos processos e atividades desenvolvidas. Portanto, é possível criar um ambiente coeso e harmônico, o que certamente é excelente para a empresa.

3 – Estabeleça uma relação de transparência

Afinal, quais são os critérios para a promoção? Para não haver favoritismo, é preciso que o gestor defina com clareza todas as etapas que o profissional precisa percorrer para conseguir crescer na empresa.

Essa relação de transparência representa um benefício não só para o colaborador, mas, principalmente, para o negócio, e vamos explicar o porquê. Se o gestor não cria critérios objetivos para promover um colaborador, pode cometer o erro da parcialidade. Em um negócio, no entanto, é preciso tomar decisões racionais, mantendo a empresa com o “pé no chão”.

4 – Aumente a produtividade do negócio

Profissionais motivados, processos bem definidos entre os mais diversos escalões da empresa e uma relação saudável, pautada em critérios objetivos para a promoção. É claro que, reunindo os três pontos que mencionamos anteriormente, o último benefício que temos que listar é a melhoria da produtividade do negócio.

O plano de cargos e salários, portanto, é uma ação indispensável não só para que os colaboradores vejam uma perspectiva de futuro na empresa, mas, principalmente, para que o próprio gestor consiga enxergar com clareza quais serão os rumos do negócio!

Gostou das nossas dicas? Que outros benefícios você listaria sobre o plano de cargos e salários? Deixe o seu comentário!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos