Gestão de pessoas: os maiores desafios a serem enfrentados em 2017

gestao-de-pessoas-os-maiores-desafios-a-serem-enfrentados-em-2017

Agora que já chegamos em 2017, é hora de avaliar os resultados já alcançados, criar metas e bolar um plano para conquistar os objetivos. Isso inclui encontrar novos meios de fazer a gestão de pessoas da empresa de forma eficiente.

Desde o setor de recursos humanos até cada área específica de atuação, os chefes de equipe estão se esforçando para superar os desafios que retornam todos os anos.

Para ajudá-lo a começar o ano com o pé direito, confira os 5 principais desafios que você deve enfrentar e algumas orientações para facilitar a gestão de pessoas.

1 – Reter novos talentos

Uma equipe que tenha vários membros com bom desempenho é bem-vinda em qualquer empresa. Mas adicionar alguém com rendimento acima da média é sempre o mais desejado. Por isso, o setor de RH deve investir na identificação e retenção de talentos. Esses colaboradores quase sempre valem o esforço para mantê-los junto ao time.

A melhor forma de identificar quem está melhor colocado diante da concorrência é medir. Faça testes e dinâmicas de grupo para avaliar todos os candidatos que chegam à empresa e lembre-se de reavaliar aqueles que já estão na equipe. Uma boa gestão de pessoas se inicia no recrutamento e seleção e continua no desenvolvimento do time ao longo do tempo.

2 – Capacitar sua equipe

Agora que você já tem o melhor time, é hora de treiná-lo. Apesar de muitos trabalhos já apresentarem exigências curriculares, a própria companhia pode oferecer oportunidades de aprendizado aos seus funcionários. E isso não deve ser considerado como um gasto, mas, sim, um investimento.

Esse desenvolvimento pode ocorrer de várias formas. Uma delas é fornecer um feedback sobre o desempenho, informando quais são os pontos fortes e quais devem ser trabalhados. Mas também é uma boa ideia oferecer cursos de extensão, palestras, bolsas de estudo, entre outras vantagens que contribuam para o trabalho.

3 – Criar sistemas de motivação

A gestão de pessoas eficiente é aquela que busca o melhor em cada colaborador. E para garantir que todos sempre possam demonstrar desempenhos de excelência, é importante que eles se sintam recompensados pelos seus esforços.

Existem dois tipos básicos de recompensa: intrínseca, quando a ação por si só é recompensadora; e extrínseca, quando há algo posterior à ação.

Um funcionário que ame o próprio trabalho, por exemplo, está intrinsecamente motivado. Estes são mais produtivos naturalmente.

Cabe aos gestores e profissionais de RH estimular e verificar junto a essas pessoas como podem contribuir, fazendo pesquisas para verificar pontos a serem aprimorados.

Além disso, deve-se promover o engajamento do time, fornecendo recompensas extrínsecas, como bônus mensais, benefícios, aumentos, viagens, premiações, entre outros.

4 – Incentivar o trabalho em equipe

A gestão de pessoas não se resume a colocar “engrenagens” lado a lado. É necessário fazer com que todos trabalhem juntos e tenham alguma sinergia. Normalmente, essa é uma tarefa difícil, especialmente em empresas muito competitivas.

Oferecer treinamentos, recompensar equipes como um todo e utilizar processos que exijam cooperação são formas simples e eficientes de melhorar este aspecto.

5 – Humanizar a gestão de pessoas

Por fim, é sempre bom lembrar que pessoas não são robôs. Seus funcionários terão problemas pessoais, precisarão de um dia de folga de vez em quando ou apenas de uma palavra amiga — e é possível fazer tudo isso sem sacrificar a qualidade do serviço.

Lembre-se de que um colaborador satisfeito, que se sinta acolhido, pode ter um desempenho ainda melhor.

Agora que você conhece seus próximos desafios para gestão de pessoas, 2017 poderá ser um ano promissor para você e sua equipe!

Quer continuar recebendo nossas novidades? Então, curta nossa página no Facebook e tenha conteúdos em primeira mão!

Gostou do post? Que tal aprender como gerir os benefícios com excelência? Conheça o e-book “Guia dos Benefícios”, um material gratuito feito exclusivamente para você, profissional de RH! Clique aqui para baixar.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos