Gestão da diversidade no ambiente de trabalho: 3 dicas de como fazer

Sem Parar: Gestão da diversidade no ambiente de trabalho: 3 dicas de como fazer

A diversidade no ambiente de trabalho é um tema que ganha cada vez mais relevância no cenário corporativo. Mesmo nas pequenas empresas, a sincera preocupação com as demandas sociais pode ser um grande diferencial — e, em última escala, contribuir para a competitividade do negócio.

Se você busca mais informações sobre o assunto, não deixe de ler o conteúdo até o fim! No post, você entenderá um pouco mais sobre o conceito e, além disso, conhecerá os principais desafios da gestão da diversidade na empresa. Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

O que é diversidade no ambiente de trabalho?

Empresas que valorizam a diversidade são compostas por profissionais com diferentes características. Nelas, fatores como identidade de gênero, orientação sexual, deficiências e etnias, entre outros, não são — ou não deveriam ser — tratados por um viés de preconceito e exclusão.

Atualmente, é comum encontrar políticas efetivas para garantir a inclusão das minorias nos quadros empresariais, independentemente do tamanho da organização. Investir em indivíduos com bagagens distintas é, sem dúvida, uma excelente forma de enriquecer o cotidiano da operação.

Ao reunir conhecimentos e experiências variadas, promovendo a complementaridade dos insights e uma intensa troca de vivências, o ambiente corporativo diversificado tem mais chances de se destacar. Não seria equivocado afirmar, portanto, que a inclusão de minorias (sejam elas regionais, raciais, de idade ou de orientação sexual, entre outras) desponta como uma ótima tática para maximizar o desempenho da empresa, melhorando a competitividade e os resultados no mercado.

O que é a gestão de diversidade no trabalho?

Na década de 90 as discussões sobre a diversidade corporativa ganharam força significativa, devido a fatores como a presença cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, o aumento da expectativa de vida e os efeitos da globalização. As empresas perceberam, então, a necessidade de se voltar para esse assunto com maior atenção.

A gestão da diversidade envolve variadas práticas. Suas ações devem incentivar, promover e defender uma empresa mais inclusiva, tanto em processos seletivos quanto no dia a dia de trabalho. Não basta contratar para cumprir cotas ou causar uma boa impressão: é preciso cultivar condições adequadas para que todos possam trabalhar da melhor maneira possível.

Quais são os principais desafios da diversidade no ambiente de trabalho?

Construir um ambiente corporativo diverso é uma oportunidade de crescimento, mas também suscita uma série de desafios de implantação e manutenção. Na prática, não basta contratar: é preciso desenvolver e acompanhar. Confira alguns dos principais desafios na gestão de diversidade e prepare-se para enfrentá-los na sua empresa!

1. Implementação prática

Na teoria, é simples e rápido promover uma política de diversidade corporativa. A realidade — que também envolve a efetividade das estratégias aplicadas —, porém, exige que haja firme empenho dos gestores na implementação das táticas. Por isso, é importante ressaltar a importância de um planejamento bem-feito e de uma execução transparente, assegurando a viabilidade da política.

2. Comunicação eficiente

As mudanças no ambiente empresarial devem ser refletidas na comunicação interna e externa. Isso significa que deve haver ajustes no modo com que notícias, informações e, até mesmo, balanços são transmitidos aos stakeholders do negócio — de fornecedores a potenciais clientes.

Quando eficiente, a comunicação fortalece os esforços de diversidade e contribui para destacar a empresa no mercado, melhorando, inclusive, a competitividade da operação.

3. Adequação organizacional

Para além da comunicação, entretanto, é imprescindível que os gestores se comprometam com a adequação estrutural da empresa — no que compete às relações de trabalho e até mesmo às hierarquias. A adoção de estratégias de diversidade pressupõe o investimento em ações de apoio que valorizem a inclusão, ressaltando a importância dos pensamentos distintos e, por isso mesmo, complementares.

Quais são os principais benefícios da diversidade no ambiente de trabalho?

É válido pontuar algumas das vantagens mais evidentes de uma gestão inclusiva eficaz. Entre os aspectos primordiais, destacam-se:

  • a diminuição da rotatividade dos colaboradores, já que um ambiente plural maximiza a identificação dos indivíduos e os motiva a oferecer o melhor de si mesmos;
  • a valorização dos grupos minoritários, contribuindo para construir uma imagem honesta e transparente de responsabilidade social;
  • o reconhecimento de habilidades e experiências distintas, as quais podem ser trabalhadas de forma que produzam resultados excelentes e igualmente diferenciados;
  • mais originalidade e criatividade nos serviços, produtos e até na solução de problemas, já que as equipes contam com diferentes pontos de vista, experiências de vida e perspectivas culturais;
  • um ambiente de trabalho mais saudável e um melhor clima organizacional, já que o respeito é parte da cultura e do dia a dia da empresa.

Assim, percebe-se o quão ampla é a importância da diversidade no ambiente de trabalho. Ela impacta em todos os aspectos de um negócio, desde sua produtividade e o bem-estar dos profissionais, até a sua imagem e colocação no mercado.

Qual é a importância do RH para a diversidade na empresa?

O RH é responsável pela entrada dos funcionários na organização, mas também pelo acompanhamento dos atuais colaboradores. Assim, o setor é peça chave para trazer mais diversidade, além de cultivá-la no dia a dia e construir um ambiente inclusivo. Os profissionais dessa área devem estar preparados para lidar com o tema, revisando os métodos de contratação e de gestão de pessoas.

Muitas vezes, esses métodos reforçam a exclusão, mesmo que de forma inconsciente. As práticas estão estabelecidas a partir de um olhar social, que vem sendo mantido por anos e reproduz uma série de preconceitos. Há recrutadores, por exemplo, que priorizam candidatos brancos ou que julgam uma pessoa com deficiência como incapaz, devido às crenças existentes no imaginário coletivo.

Essas perspectivas muitas vezes passam despercebidas, de modo que a empresa se diz inclusiva, mas continua alimentando discriminações. É preciso realizar um trabalho significativo, especialmente com o RH e os gestores, para trabalhar essa mentalidade e realmente aproveitar todo o potencial da diversidade no ambiente de trabalho.

Como tornar a empresa um ambiente mais inclusivo?

Agora que já abordamos a importância, os impactos e os desafios de se investir em diversidade no trabalho, vamos conversar melhor sobre ações práticas. Para ajudar nesse contexto, separamos algumas dicas essenciais. Confira!

1. Analise a realidade da sua empresa

Sua empresa já toma ações voltadas para inclusão e diversidade? Existem profissionais se sentindo excluídos ou desvalorizados? Ocorrem muitos conflitos referentes a quaisquer diferenças entre os colaboradores? Essas são algumas questões importantes a se investigar.

O primeiro passo para criar ou melhorar a gestão de diversidade é entender a situação atual da empresa, mapeando problemas, definindo prioridades e, então, criando um planejamento eficiente. Estude o clima organizacional, faça pesquisas entre os profissionais, analise a cultura e as políticas empresariais.

Exemplos de práticas relevantes incluem:

  • observar as contratações realizadas até então e averiguar se são oferecidas chances reais a minorias;
  • avaliar como os cargos e as oportunidades são distribuídos: pessoas de grupos minoritários têm as mesmas chances de crescimento? Elas ocupam cargos de liderança, gestão e direção, ou só conseguem posições menores?
  • Verificar se os profissionais são levados a sério e suas necessidades são atendidas: pessoas com deficiência estão recebendo condições adequadas de acessibilidade e ergonomia? Elas são respeitadas ou têm sido deixadas de lado nas funções?

Com as informações coletadas e as demandas mapeadas, fica mais fácil prosseguir.

2. Repense as políticas e adeque a cultura da empresa

As políticas da empresa devem levar em conta a necessidade de inclusão e os desafios das minorias, como a dificuldade de pessoas com baixa renda para arranjarem emprego, por exemplo. Assim, será possível pensar em práticas mais assertivas, que proporcionem mais oportunidades e promovam o respeito.

É interessante a criação de um Código de Conduta, que combata preconceitos no ambiente de trabalho. Além disso, a cultura organizacional e a própria comunicação interna devem ser revisadas e adequadas. Fatores como remuneração e o funcionamento das promoções também precisam ser avaliadas, para se tornarem mais justas e não propagarem exclusões.

3. Combata o preconceito

Os preconceitos no ambiente de trabalho não aparecem sempre de forma explícita, mas estão presentes na mentalidade e nas crenças dos indivíduos. Assim, é fundamental realizar ações de conscientização, para as lideranças e todos os integrantes do negócio.

Os treinamentos são boas ferramentas nesse sentido. Além disso, é preciso rever os requisitos nos processos seletivos, para que os candidatos não sejam prejudicados por pertencerem a minorias, e promover o respeito, a escuta e a inclusão em todos os âmbitos no dia a dia.

Como combater o preconceito na empresa?

Esse é um ponto de grande importância para a gestão da diversidade, então vale destacar algumas práticas de combate ao preconceito para as empresas. Confira!

Criação de um canal de denúncias

É comum o preconceito se manifestar de formas sutis, a partir de comentários vistos como “inofensivos” por algumas pessoas, por exemplo. Isso é extremamente prejudicial para o receptor, mas o restante da empresa não percebe. Para que casos como esse – e também ocorrências mais graves — venham à tona, é importante contar com um canal de denúncias.

Ele deve ser seguro e sigiloso, além de levar à medidas efetivas: não basta apenas ter os registros. Incentive que os funcionários o utilizem sempre que necessário, reforçando a importância disso e garantindo que não serão prejudicados.

Firmeza nos feedbacks

Quando ocorrer algum preconceito, como ofensas ou piadas inadequadas, o gestor ou a liderança precisam ser assertivos. É importante conversar com quem fez a ação, pontuando que essa conduta não é aceita pela empresa. Mostre que a questão é levada a sério e fique atento a repetições.

Como conscientizar os colaboradores da empresa?

Como já comentamos, treinamentos e palestras fazem toda a diferença: eles fazem parte das ações educacionais, que devem compôr a gestão de diversidade. Para além disso, é importante capacitar e preparar as lideranças, pois elas dão o exemplo para os outros funcionários e devem observar suas condutas.

Para ampliar o senso de pertencimento, contribuir para a gestão e trazer maiores debates, a criação de comitês é uma excelente ideia. Eles são formados por integrantes das minorias, que vivenciam o tema e o percebem melhor do que ninguém.

Quais são os maiores cases de sucesso de diversidade nas empresas?

Para finalizar, vale citar dois exemplos que trazem inspiração. Essas empresas criaram ações interessantes e eficazes na gestão de diversidade. Confira!

Google

Uma das práticas da Google foi a Computer Science Academy, capacitação para incentivar mulheres na área tecnológica. Para além disso, criou-se a comunidade Women@Google, que conecta todas as funcionárias da organização, possibilitando apoio mútuo, discussão de temas e formação de parcerias.

Coca Cola

A Coca Cola é um grande exemplo quando se trata dos comitês. Existem grupos conforme a idade, a raça, a orientação sexual e a existência de deficiências, por exemplo. Além disso, a empresa reserva cargos de gerência para negros, combatendo o preconceito que limita o alcance da minoria.

Na prática, a diversidade no ambiente de trabalho figura como uma estratégia valiosa para fortalecer a sociedade e, em paralelo, a sua empresa. Conheça, invista e propague essa ideia!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para mais dicas sobre esse e outros assuntos, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos