Entenda por que a gestão de benefícios é importante para sua empresa

vb_vb_image_144-1110x508

Em tempos de crise e de desemprego, raramente o valor do salário bruto para vagas semelhantes em diferentes empresas chega a apresentar uma variação determinante para atrair um candidato logo de cara. Saber fazer uma gestão de benefícios estratégica pode ser um grande diferencial em nosso mercado de trabalho cada dia mais saturado.

Hoje, o que acontece é que, com a alta no preço da gasolina, por exemplo, benefícios como auxílio-combustível contribuem não só para garantir a vinda de bons profissionais, mas para retê-los na empresa.

Pensando nisso, neste post, você ficará por dentro de algumas das vantagens de fornecer benefícios diferenciados para os seus colaboradores. Confira!

O que é gestão de benefícios?

Gestão de benefícios é o processo de planejar e gerenciar ações que buscam beneficiar os funcionários de uma dada organização, principalmente por meio de medidas que priorizem sua satisfação e qualidade de vida. Assim, se promove uma equipe mais engajada e empenhada nas rotinas de trabalho.

Nesse sentido, é importante implementar um bom programa de benefícios para atrair talentos para a sua empresa e melhorar a produtividade dos funcionários. Assim, você consegue se destacar frente aos concorrentes e tem tudo para aumentar a lucratividade do seu negócio. Portanto, vale pensar em serviços que façam sentido para a sua equipe.

Qual é a importância da gestão de benefícios?

É preciso ter em mente que, muito além de aumentar a satisfação dos funcionários, o investimento em uma boa gestão de benefícios é uma verdadeira ação estratégica por parte do RH. Afinal, profissionais de alta performance que têm fit com a cultura organizacional e que geram resultados diretos para a empresa são escassos.

Nesse cenário, promover medidas para valorizar os colaboradores é um pilar fundamental na atração e na retenção de talentos, minimizando o turnover e aumentando as chances de fazer contratações que de fato agregarão valor para o time.

Vale ressaltar, ainda, que uma equipe satisfeita, motivada e que desenvolve um senso de pertencimento em relação à empresa tende a apresentar muito mais produtividade nas atividades diárias, o que permite alcançar melhorias no desempenho geral e no alcance das metas corporativas.

Quais são as vantagens da gestão de benefícios?

A seguir, conheça em mais detalhes quais são os impactos positivos da implantação da gestão de benefícios!

Aumento da produtividade da equipe

O profissional que se sente desvalorizado continua sendo o principal entrave para a produtividade da equipe como um todo — e, consequentemente, para os resultados que a empresa espera atingir. No entanto, ao alinhar os benefícios com as expectativas de crescimento desse profissional — por meio de inscrições gratuitas em cursos e seminários, por exemplo —, a empresa só tem a ganhar.

Isso acontece porque, além de especializar o colaborador, esse mesmo profissional passará a compartilhar o conhecimento adquirido com os demais colegas — e, como resultado de tudo isso, ele se sentirá valorizado por seus superiores.

Redução do absenteísmo

Ao se sentirem valorizados e em sintonia com o trabalho na empresa, os colaboradores tendem a fazer mais do que o esperado, contribuindo ativamente para o sucesso do negócio. Nesse sentido, é natural que uma equipe que está motivada e feliz com a sua função reduza drasticamente o seu número de faltas e atrasos.

O resultado é um grande impacto positivo nas taxas de absenteísmo, tendo em vista que a gestão de benefícios costuma promover funcionários mais responsáveis e preocupados com a qualidade do seu trabalho.

Redução do turnover

Uma recente pesquisa realizada pelo LinkedIn levantou os seis principais motivos pelos quais o trabalhador pede demissão. São eles:

  • pouco espaço para crescer;
  • liderança ruim;
  • péssima cultura de trabalho;
  • falta de desafios;
  • salário baixo;
  • pouco reconhecimento.

Uma gestão de benefícios eficiente é fundamental para evitar a taxa de rotatividade dos funcionários a partir do momento em que se antecipa a cada um desses seis pontos de insatisfação — atuando cirurgicamente para neutralizá-los.

Participação nos lucros da empresa, bônus, viagens de trabalho e prêmios por desempenho são apenas algumas das ações das quais os gestores de RH podem lançar mão para reduzir o turnover.

Aumento da integração entre empresa e colaborador

Uma empresa que se restringe ao básico no seu relacionamento com o quadro de funcionários — no caso, o pagamento do salário em dia — é uma empresa que corre sérios riscos de ampliar o grau de insatisfação interna. Ela passará a impressão, muitas vezes verdadeira, de que trata os seus funcionários como números.

Portanto, ao promover alguns benefícios simples como café da manhã, almoço e lanche da tarde gratuitos, a empresa se humaniza — e, consequentemente, aumenta a integração com os colaboradores, suavizando os fluxos de trabalho.

Melhora nas contratações

Conforme a compatibilização de valores entre candidato e empresa vem se tornando uma realidade necessária no mundo corporativo, é preciso que o setor de Recursos Humanos proponha um pacote de benefícios que não só abrange os tradicionais cartão-alimentação e vale-transporte — ambos determinantes para a escolha do candidato pela empresa —, mas também aquele “algo a mais” que combine com a realidade do candidato.

A gestão de benefícios deve ser proativa, ou seja, detectar os itens que os profissionais enxergam como vantagem em seu dia a dia — e não apenas o que o mercado estipula e padroniza. Uma startup cujo staff seja formado majoritariamente por jovens, por exemplo, pode concluir que descontos em hamburguerias locais gera uma percepção de valor muito maior do que um seguro de vida — o que não só resulta em economia para a empresa, como também contribui para o clima de satisfação interno.

Melhora do clima organizacional

Poucas coisas são tão determinantes para o clima no ambiente de trabalho quanto o nível de satisfação e motivação do time. Se funcionários de mau humor e frustrados com a conduta da liderança são capazes de transformar o dia a dia de trabalho em um verdadeiro martírio, o contrário também é verdade.

Ao promover ações de real valorização da equipe, a gestão de benefícios tende a contribuir para a melhoria da comunicação interna e das relações interpessoais, propiciando um clima organizacional positivo, acolhedor e de mútua colaboração.

Retenção de talentos

Na era da geração millennial, pensar em ações para reter talentos nas empresas nunca foi tão urgente. Diante de funcionários cada vez mais focados em qualidade de vida e realização pessoal/profissional, não basta oferecer bons salários e benefícios básicos para fidelizar os melhores talentos: é preciso ir além.

Nessa perspectiva, a gestão de benefícios é uma ferramenta valiosa para evitar altos índices de rotatividade e promover medidas que colaborem com a integração, a valorização e a satisfação de todo o time. Só assim é possível criar um ambiente positivo e de respeito ao profissional, alinhando a cultura organizacional a uma vida de mais propósito e bem-estar.

Que benefícios a empresa pode oferecer?

Com a nova geração de trabalhadores chegando ao mercado de trabalho, saber oferecer vantagens para atrair e manter os melhores talentos do mercado é fundamental para garantir a competitividade da empresa.

Nesse cenário, existe um leque de possibilidades que a organização pode oferecer aos seus funcionários para criar diferenciais competitivos, ao mesmo tempo que motiva as pessoas nos objetivos e metas da companhia. Veja a seguir os principais benefícios que a sua corporação pode oferecer!

Cartão presente

O cartão presente é ideal para celebrar metas atingidas, felicitar pelo aniversário do colaborador, entre outras situações. Com o cartão, a empresa credita determinado valor no nome do beneficiário, e ele pode ir até a uma das lojas conveniadas e retirar o presente.

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um benefício muito valorizado pelos funcionários, já que ele se torna um importante complemento de renda para os colaboradores e suas famílias. Além disso, quando as pessoas estão saudáveis e bem alimentadas, elas tendem a produzir mais e melhor, o que ajuda no aumento da produtividade e qualidade das entregas.

Ao mesmo tempo, o vale-alimentação ainda traz relevantes diferenciais competitivos para a empresa. Se a companhia for cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ela tem até 4% de isenção no imposto de renda, o que significa uma importante redução de custos para as organizações.

A concessão desse benefício é mensal, e a empresa credita o valor no cartão de cada funcionário, que pode se dirigir à rede credenciada para fazer suas compras.

Vale combustível

O vale combustível é um importante benefício concedido aos colaboradores, principalmente para aqueles que trabalham em atividades externas. Nesse tipo de benefício, a empresa contratante credita um valor mensal no vale combustível, e o colaborador pode abastecer o veículo na rede credenciada.

Uma das principais vantagens para a empresa é que ela garante o combustível do funcionário durante todo o mês, sem que para isso seja preciso fazer vales, ou mesmo o colaborador usar de seus recursos para depois solicitar o reembolso.

Plano odontológico

Além do plano de saúde, o plano odontológico também é um importante diferencial competitivo e que agrega muito na qualidade de vida dos funcionários.

Para conceder esse benefício, a empresa deve firmar parceria com uma administradora de planos. Os colaboradores podem se consultar na rede credenciada e ter os tratamentos cobertos pelo plano. Nos casos em que não há cobertura, é comum que os beneficiários recebam um desconto.

Vale-refeição

Com o vale-refeição, o colaborador pode fazer suas refeições nos restaurantes credenciados pela operadora do cartão. Para isso, basta a empresa contratante creditar o valor mensal no vale-refeição de cada funcionário. Este passa o cartão a cada vez que usa o serviço e o valor vai sendo debitado a cada uso.

O vale-refeição também é uma forma de garantir uma alimentação saudável aos trabalhadores da empresa, fazendo com que eles se sintam mais dispostos e motivados para contribuir com as suas melhores entregas.

As empresas que concedem o vale-refeição também são contempladas pelo PAT e recebem dedução do imposto de renda.

Como fazer a gestão de benefícios?

Os benefícios corporativos são muito importantes para manter uma base motivada e produtiva de colaboradores no ambiente organizacional. Por isso, confira a seguir como fazer essa gestão de maneira eficaz.

Faça um planejamento

Ter um bom planejamento é importante para qualquer área da empresa e, nesse sentido, a gestão de benefícios não fica de fora. Para garantir mais efetividade ao oferecer algo a mais para os colaboradores, é preciso ter um bom plano.

Por exemplo, para criar o seu plano, é possível estudar o mercado para entender como os concorrentes estão se posicionando com relação aos benefícios. Assim, você pode ofertar soluções melhores para atrair talentos e aumentar a produtividade.

Além disso, vale entender quem são os membros da sua equipe, o que eles gostam, quais são as empresas que oferecem benefícios no mercado, qual é o orçamento disponível para essa questão e como aproveitar ao máximo os benefícios para usufruir dos benefícios que apresentamos ao longo do texto.

Analise os perfis da sua equipe

Assim como acontece em qualquer planejamento de ação corporativa, uma primeira etapa fundamental é saber exatamente com quem se está lidando, isto é, entender com clareza quem são os seus funcionários ou público interno.

Seu time é bastante heterogêneo ou composto essencialmente por millennials? Nesse último caso, é interessante pensar em benefícios que priorizem a flexibilidade e a liberdade, atendendo ao perfil mais moderno de profissionais.

O fundamental aqui é conhecer as necessidades e os objetivos da equipe, o que só poderá ser realizado com uma pesquisa de opinião. Ouça atentamente o feedback dos colaboradores para elaborar um programa de benefícios que realmente agregue valor e promova resultados.

Considere todas as necessidades

Na mesma linha da etapa anterior, certifique-se de considerar toda a diversidade do seu time antes de pensar nas modalidades de benefícios oferecidas. Perfis distintos de profissionais pedem medidas distintas de valorização.

Uma dica interessante é dividir os funcionários em grupos a depender dos seus objetivos pessoais e de carreira, filtrando as ações mais relevantes de acordo com a preferência de cada grupo de colaboradores.

Desse modo, você garante efetividade na hora de fazer a gestão de benefícios. Consequentemente, os membros da sua equipe tendem a ficar mais satisfeitos e produtivos, colaborando para o sucesso do negócio.

Entenda os benefícios disponíveis

A fim de garantir eficácia do seu programa de benefícios e ter melhora na gestão, é preciso compreender quais são os serviços disponíveis no mercado. Por exemplo, ao escolher disponibilizar vale alimentação aos colaboradores, é importante avaliar quais são as opções do mercado.

É válido ainda ficar de olho nas principais tendências sobre o tema para incorporar novidades e aumentar a satisfação dos trabalhadores. Assim, fica mais fácil assegurar melhoria contínua no seu programa de benefícios e, ao mesmo tempo, melhorar a gestão dele.

Envolva os colaboradores

Envolver a sua equipe na escolha dos melhores benefícios é importante. Nesse sentido, vale conversar com a liderança para entender ainda mais o perfil do colaborador e, com isso, incorporar benefícios que façam sentido.

Também é possível fazer reuniões e apresentar os planos para os membros da sua equipe. Ofereça liberdade e peça opiniões sobre o que eles acham. Com isso, você tem uma melhora na visão sobre a eficiência dos planos que estão sendo traçados para a gestão de benefícios.

Consequentemente, as chances de ter mais satisfação e melhora nos resultados a partir dessa solução são altas. Portanto, não deixe de envolver a sua equipe e garantir melhora nos benefícios oferecidos pela empresa.

Crie uma política clara

Ainda que a gestão de benefícios seja uma estratégia pensada para promover a satisfação e a valorização do time, é imprescindível que ela conte com regras claras. Isso não apenas facilita o correto gerenciamento das medidas por parte das lideranças, como também concede um senso de justiça e equilíbrio para os benefícios oferecidos.

Além de criar uma política transparente e objetiva, certifique-se de divulgar essas informações para todos os colaboradores. Com esse cuidado, é possível não apenas promover desde já a motivação da equipe, mas também esclarecer eventuais dúvidas e questionamentos.

Leve o custo-benefício em consideração

As vantagens alcançadas com uma gestão de benefícios bem formulada são muitas, mas lembre-se de que é preciso considerar o orçamento disponível da empresa para dar vazão a todas as estratégias.

Uma etapa importante, portanto, é avaliar todos os custos envolvidos para atender às demandas da equipe (coletadas por meio da pesquisa aplicada para os funcionários) e às ações planejadas pelo RH, investigando a relação entre o saldo final relativo às despesas e as vantagens obtidas pela organização ao colocar as medidas em prática.

Use uma ferramenta de controle

Para garantir melhora na gestão de benefícios, vale contar com boas ferramentas de controle. Por meio dela, você consegue entender se todos os colaboradores receberam tais adicionais, os custos envolvidos, datas de pagamento e muito mais.

Nesse sentido, diversas empresas especializadas contam com sistemas para facilitar o gerenciamento e o controle dos benefícios. Para ter ainda mais eficiência, vale contar com uma companhia que disponibilize diferentes soluções. Assim, você agrega valor aos funcionários e tem retornos incríveis por meio da gestão de benefícios.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

Como vimos, a aplicação eficiente da gestão de benefícios exige muito planejamento, além de esforços consideráveis para abarcar as necessidades e demandas de todos os perfis de colaboradores. É preciso não perder de vista, ainda, o contexto dos recursos financeiros atuais da organização, garantindo que a estratégia seja um investimento consciente para gerar resultados futuros.

Muitas vezes, toda essa expertise vai além das possibilidades do negócio, o que traz à tona o apoio de empresas especializadas para otimizar e aumentar a eficácia de todo o processo. Com conhecimento de mercado, tradição e experiência na gestão de benefícios para organizações de todos os segmentos, esses parceiros podem fazer toda a diferença para uma ação que realmente traga o retorno esperado.

Entendeu a importância e as vantagens de uma boa gestão de benefícios aplicada às empresas? Esperamos que as informações sejam úteis para a promoção de um time mais motivado e engajado no sucesso do seu negócio!

Continue a acompanhar o blog para mais conteúdos relevantes sobre o universo do RH e solicite uma proposta para contar com as melhores estratégias em gestão de benefícios para a sua organização!

em mais detalhes quais são os impactos positivos da implantação da gestão de benefícios!

Aumento da produtividade da equipe

O profissional que se sente desvalorizado continua sendo o principal entrave para a produtividade da equipe como um todo — e, consequentemente, para os resultados que a empresa espera atingir. No entanto, ao alinhar os benefícios com as expectativas de crescimento desse profissional — por meio de inscrições gratuitas em cursos e seminários, por exemplo —, a empresa só tem a ganhar.

Isso acontece porque, além de especializar o colaborador, esse mesmo profissional passará a compartilhar o conhecimento adquirido com os demais colegas — e, como resultado de tudo isso, ele se sentirá valorizado por seus superiores.

Redução do absenteísmo

Ao se sentirem valorizados e em sintonia com o trabalho na empresa, os colaboradores tendem a fazer mais do que o esperado, contribuindo ativamente para o sucesso do negócio. Nesse sentido, é natural que uma equipe que está motivada e feliz com a sua função reduza drasticamente o seu número de faltas e atrasos.

O resultado é um grande impacto positivo nas taxas de absenteísmo, tendo em vista que a gestão de benefícios costuma promover funcionários mais responsáveis e preocupados com a qualidade do seu trabalho.

Redução do turnover

Uma recente pesquisa realizada pelo LinkedIn levantou os seis principais motivos pelos quais o trabalhador pede demissão. São eles:

  • pouco espaço para crescer;
  • liderança ruim;
  • péssima cultura de trabalho;
  • falta de desafios;
  • salário baixo;
  • pouco reconhecimento.

Uma gestão de benefícios eficiente é fundamental para evitar a taxa de rotatividade dos funcionários a partir do momento em que se antecipa a cada um desses seis pontos de insatisfação — atuando cirurgicamente para neutralizá-los.

Participação nos lucros da empresa, bônus, viagens de trabalho e prêmios por desempenho são apenas algumas das ações das quais os gestores de RH podem lançar mão para reduzir o turnover.

Aumento da integração entre empresa e colaborador

Uma empresa que se restringe ao básico no seu relacionamento com o quadro de funcionários — no caso, o pagamento do salário em dia — é uma empresa que corre sérios riscos de ampliar o grau de insatisfação interna. Ela passará a impressão, muitas vezes verdadeira, de que trata os seus funcionários como números.

Portanto, ao promover alguns benefícios simples como café da manhã, almoço e lanche da tarde gratuitos, a empresa se humaniza — e, consequentemente, aumenta a integração com os colaboradores, suavizando os fluxos de trabalho.

Melhora nas contratações

Conforme a compatibilização de valores entre candidato e empresa vem se tornando uma realidade necessária no mundo corporativo, é preciso que o setor de Recursos Humanos proponha um pacote de benefícios que não só abrange os tradicionais cartão-alimentação e vale-transporte — ambos determinantes para a escolha do candidato pela empresa —, mas também aquele “algo a mais” que combine com a realidade do candidato.

A gestão de benefícios deve ser proativa, ou seja, detectar os itens que os profissionais enxergam como vantagem em seu dia a dia — e não apenas o que o mercado estipula e padroniza. Uma startup cujo staff seja formado majoritariamente por jovens, por exemplo, pode concluir que descontos em hamburguerias locais gera uma percepção de valor muito maior do que um seguro de vida — o que não só resulta em economia para a empresa, como também contribui para o clima de satisfação interno.

Melhora do clima organizacional

Poucas coisas são tão determinantes para o clima no ambiente de trabalho quanto o nível de satisfação e motivação do time. Se funcionários de mau humor e frustrados com a conduta da liderança são capazes de transformar o dia a dia de trabalho em um verdadeiro martírio, o contrário também é verdade.

Ao promover ações de real valorização da equipe, a gestão de benefícios tende a contribuir para a melhoria da comunicação interna e das relações interpessoais, propiciando um clima organizacional positivo, acolhedor e de mútua colaboração.

Retenção de talentos

Na era da geração millennial, pensar em ações para reter talentos nas empresas nunca foi tão urgente. Diante de funcionários cada vez mais focados em qualidade de vida e realização pessoal/profissional, não basta oferecer bons salários e benefícios básicos para fidelizar os melhores talentos: é preciso ir além.

Nessa perspectiva, a gestão de benefícios é uma ferramenta valiosa para evitar altos índices de rotatividade e promover medidas que colaborem com a integração, a valorização e a satisfação de todo o time. Só assim é possível criar um ambiente positivo e de respeito ao profissional, alinhando a cultura organizacional a uma vida de mais propósito e bem-estar.

Que benefícios a empresa pode oferecer?

Com a nova geração de trabalhadores chegando ao mercado de trabalho, saber oferecer vantagens para atrair e manter os melhores talentos do mercado é fundamental para garantir a competitividade da empresa.

Nesse cenário, existe um leque de possibilidades que a organização pode oferecer aos seus funcionários para criar diferenciais competitivos, ao mesmo tempo que motiva as pessoas nos objetivos e metas da companhia. Veja a seguir os principais benefícios que a sua corporação pode oferecer!

Cartão presente

O cartão presente é ideal para celebrar metas atingidas, felicitar pelo aniversário do colaborador, entre outras situações. Com o cartão, a empresa credita determinado valor no nome do beneficiário, e ele pode ir até a uma das lojas conveniadas e retirar o presente.

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um benefício muito valorizado pelos funcionários, já que ele se torna um importante complemento de renda para os colaboradores e suas famílias. Além disso, quando as pessoas estão saudáveis e bem alimentadas, elas tendem a produzir mais e melhor, o que ajuda no aumento da produtividade e qualidade das entregas.

Ao mesmo tempo, o vale-alimentação ainda traz relevantes diferenciais competitivos para a empresa. Se a companhia for cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ela tem até 4% de isenção no imposto de renda, o que significa uma importante redução de custos para as organizações.

A concessão desse benefício é mensal, e a empresa credita o valor no cartão de cada funcionário, que pode se dirigir à rede credenciada para fazer suas compras.

Vale combustível

O vale combustível é um importante benefício concedido aos colaboradores, principalmente para aqueles que trabalham em atividades externas. Nesse tipo de benefício, a empresa contratante credita um valor mensal no vale combustível, e o colaborador pode abastecer o veículo na rede credenciada.

Uma das principais vantagens para a empresa é que ela garante o combustível do funcionário durante todo o mês, sem que para isso seja preciso fazer vales, ou mesmo o colaborador usar de seus recursos para depois solicitar o reembolso.

Plano odontológico

Além do plano de saúde, o plano odontológico também é um importante diferencial competitivo e que agrega muito na qualidade de vida dos funcionários.

Para conceder esse benefício, a empresa deve firmar parceria com uma administradora de planos. Os colaboradores podem se consultar na rede credenciada e ter os tratamentos cobertos pelo plano. Nos casos em que não há cobertura, é comum que os beneficiários recebam um desconto.

Vale-refeição

Com o vale-refeição, o colaborador pode fazer suas refeições nos restaurantes credenciados pela operadora do cartão. Para isso, basta a empresa contratante creditar o valor mensal no vale-refeição de cada funcionário. Este passa o cartão a cada vez que usa o serviço e o valor vai sendo debitado a cada uso.

O vale-refeição também é uma forma de garantir uma alimentação saudável aos trabalhadores da empresa, fazendo com que eles se sintam mais dispostos e motivados para contribuir com as suas melhores entregas.

As empresas que concedem o vale-refeição também são contempladas pelo PAT e recebem dedução do imposto de renda.

Como fazer a gestão de benefícios?

Os benefícios corporativos são muito importantes para manter uma base motivada e produtiva de colaboradores no ambiente organizacional. Por isso, confira a seguir como fazer essa gestão de maneira eficaz.

Faça um planejamento

Ter um bom planejamento é importante para qualquer área da empresa e, nesse sentido, a gestão de benefícios não fica de fora. Para garantir mais efetividade ao oferecer algo a mais para os colaboradores, é preciso ter um bom plano.

Por exemplo, para criar o seu plano, é possível estudar o mercado para entender como os concorrentes estão se posicionando com relação aos benefícios. Assim, você pode ofertar soluções melhores para atrair talentos e aumentar a produtividade.

Além disso, vale entender quem são os membros da sua equipe, o que eles gostam, quais são as empresas que oferecem benefícios no mercado, qual é o orçamento disponível para essa questão e como aproveitar ao máximo os benefícios para usufruir dos benefícios que apresentamos ao longo do texto.

Analise os perfis da sua equipe

Assim como acontece em qualquer planejamento de ação corporativa, uma primeira etapa fundamental é saber exatamente com quem se está lidando, isto é, entender com clareza quem são os seus funcionários ou público interno.

Seu time é bastante heterogêneo ou composto essencialmente por millennials? Nesse último caso, é interessante pensar em benefícios que priorizem a flexibilidade e a liberdade, atendendo ao perfil mais moderno de profissionais.

O fundamental aqui é conhecer as necessidades e os objetivos da equipe, o que só poderá ser realizado com uma pesquisa de opinião. Ouça atentamente o feedback dos colaboradores para elaborar um programa de benefícios que realmente agregue valor e promova resultados.

Considere todas as necessidades

Na mesma linha da etapa anterior, certifique-se de considerar toda a diversidade do seu time antes de pensar nas modalidades de benefícios oferecidas. Perfis distintos de profissionais pedem medidas distintas de valorização.

Uma dica interessante é dividir os funcionários em grupos a depender dos seus objetivos pessoais e de carreira, filtrando as ações mais relevantes de acordo com a preferência de cada grupo de colaboradores.

Desse modo, você garante efetividade na hora de fazer a gestão de benefícios. Consequentemente, os membros da sua equipe tendem a ficar mais satisfeitos e produtivos, colaborando para o sucesso do negócio.

Entenda os benefícios disponíveis

A fim de garantir eficácia do seu programa de benefícios e ter melhora na gestão, é preciso compreender quais são os serviços disponíveis no mercado. Por exemplo, ao escolher disponibilizar vale alimentação aos colaboradores, é importante avaliar quais são as opções do mercado.

É válido ainda ficar de olho nas principais tendências sobre o tema para incorporar novidades e aumentar a satisfação dos trabalhadores. Assim, fica mais fácil assegurar melhoria contínua no seu programa de benefícios e, ao mesmo tempo, melhorar a gestão dele.

Envolva os colaboradores

Envolver a sua equipe na escolha dos melhores benefícios é importante. Nesse sentido, vale conversar com a liderança para entender ainda mais o perfil do colaborador e, com isso, incorporar benefícios que façam sentido.

Também é possível fazer reuniões e apresentar os planos para os membros da sua equipe. Ofereça liberdade e peça opiniões sobre o que eles acham. Com isso, você tem uma melhora na visão sobre a eficiência dos planos que estão sendo traçados para a gestão de benefícios.

Consequentemente, as chances de ter mais satisfação e melhora nos resultados a partir dessa solução são altas. Portanto, não deixe de envolver a sua equipe e garantir melhora nos benefícios oferecidos pela empresa.

Crie uma política clara

Ainda que a gestão de benefícios seja uma estratégia pensada para promover a satisfação e a valorização do time, é imprescindível que ela conte com regras claras. Isso não apenas facilita o correto gerenciamento das medidas por parte das lideranças, como também concede um senso de justiça e equilíbrio para os benefícios oferecidos.

Além de criar uma política transparente e objetiva, certifique-se de divulgar essas informações para todos os colaboradores. Com esse cuidado, é possível não apenas promover desde já a motivação da equipe, mas também esclarecer eventuais dúvidas e questionamentos.

Leve o custo-benefício em consideração

As vantagens alcançadas com uma gestão de benefícios bem formulada são muitas, mas lembre-se de que é preciso considerar o orçamento disponível da empresa para dar vazão a todas as estratégias.

Uma etapa importante, portanto, é avaliar todos os custos envolvidos para atender às demandas da equipe (coletadas por meio da pesquisa aplicada para os funcionários) e às ações planejadas pelo RH, investigando a relação entre o saldo final relativo às despesas e as vantagens obtidas pela organização ao colocar as medidas em prática.

Use uma ferramenta de controle

Para garantir melhora na gestão de benefícios, vale contar com boas ferramentas de controle. Por meio dela, você consegue entender se todos os colaboradores receberam tais adicionais, os custos envolvidos, datas de pagamento e muito mais.

Nesse sentido, diversas empresas especializadas contam com sistemas para facilitar o gerenciamento e o controle dos benefícios. Para ter ainda mais eficiência, vale contar com uma companhia que disponibilize diferentes soluções. Assim, você agrega valor aos funcionários e tem retornos incríveis por meio da gestão de benefícios.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

Como vimos, a aplicação eficiente da gestão de benefícios exige muito planejamento, além de esforços consideráveis para abarcar as necessidades e demandas de todos os perfis de colaboradores. É preciso não perder de vista, ainda, o contexto dos recursos financeiros atuais da organização, garantindo que a estratégia seja um investimento consciente para gerar resultados futuros.

Muitas vezes, toda essa expertise vai além das possibilidades do negócio, o que traz à tona o apoio de empresas especializadas para otimizar e aumentar a eficácia de todo o processo. Com conhecimento de mercado, tradição e experiência na gestão de benefícios para organizações de todos os segmentos, esses parceiros podem fazer toda a diferença para uma ação que realmente traga o retorno esperado.

Entendeu a importância e as vantagens de uma boa gestão de benefícios aplicada às empresas? Esperamos que as informações sejam úteis para a promoção de um time mais motivado e engajado no sucesso do seu negócio!

Continue a acompanhar o blog para mais conteúdos relevantes sobre o universo do RH e solicite uma proposta para contar com as melhores estratégias em gestão de benefícios para a sua organização!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos