Entenda como a era digital revolucionou os processos de recrutamento e seleção

entenda-como-a-era-digital-revolucionou-os-processos-de-recrutamento-e-selecao

Um dos principais setores afetados pela revolução digital foi o de recursos humanos. Entre as várias facilidades para a gestão e avaliação de desempenho dos funcionários de uma empresa, também foram aprimorados os processos de recrutamento e seleção, especialmente por meio da internet. Quer saber como? Confira estas informações:

Era digital nos processos da empresa

Como você já deve estar acostumado, a era digital chegou para revolucionar diversos processos de uma empresa. Desde a organização logística para a venda de produtos e prestação de serviços, até mesmo a comunicação interna de funcionários, há várias ferramentas tecnológicas com as quais contar hoje em dia.

No setor de recursos humanos, esses impactos também são substanciais, a começar pelos procedimentos de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Profissionais de RH que já se adaptaram a essas novas características percebem diversos benefícios e desafios nesse horizonte.

Vantagens do recrutamento e seleção na era digital

LinkedIn

Essa ainda é uma das plataformas mais tradicionais de recrutamento online. Por meio de interações online e uma rede bastante ampla de profissionais cadastrados pelo mundo, o LinkedIn concentra um grande rol de currículos e empresas, que podem servir como base inicial de pesquisa para muitos headhunters. Vale a pena explorar essa ferramenta!

Entrevistas online

Por meio da internet, apps como Skype e Google Hangouts são excelentes mecanismos para a realização de entrevistas de emprego, especialmente se o seu processo de recrutamento tem uma abrangência nacional.

Esses programas têm uma qualidade cada vez maior, permitem muita economia de tempo e de recursos, além de facilitar também a vida dos candidatos.

Maior segmentação de candidatos

Ao estabelecer procedimentos de seleção online, também fica mais fácil segmentar seus candidatos de acordo com formação, idade, experiência e quaisquer outros aspectos eventualmente relevantes para sua empresa — assim, o processo fica todo automatizado.

Geolocalização e home office

Se você precisa priorizar candidatos com menor tempo de deslocamento da residência até a empresa, critérios de geolocalização também podem ser inseridos nos procedimentos de seleção. Por outro lado, a contratação de funcionários para home office é outra facilidade proporcionada pela era digital, com comunicação e gestão remota de atividades.

Desafios para o futuro

Há, claro, diversos desafios para o futuro nessa área. O principal deles continua sendo a própria adaptação do profissional de RH a essas novas tecnologias.

Adaptação a tecnologias em constante evolução

É preciso estar em constante atualização para acompanhar essa evolução das tecnologias, seja no processo de recrutamento, seja para os processos internos de uma empresa. Não negligencie as novidades do mercado e procure estar em constante comunicação com o setor de TI para descobrir o que pode ser feito para aprimorar seu trabalho.

Atrair talentos em um contexto cada vez mais competitivo

Outras empresas também têm percebido as vantagens dessas ferramentas tecnológicas em seu dia a dia. Por isso é importante não ficar para trás. Os melhores talentos serão cada vez mais disputados.

Centralizar informações e processos

É imprescindível que um bom processo de recrutamento acompanhe as necessidades e o cotidiano da empresa. O profissional de RH precisa estar a par dessas realidades para fazer as melhores escolhas para a organização. Para isso, centralize informações organizacionais e incorpore-as aos critérios de seleção e retenção de talentos.

E sua empresa, como realiza os processos de recrutamento e seleção na era digital? Já estão adaptados a essa nova realidade? Para fazer ainda mais por sua empresa, aproveite para baixar o Guia definitivo do profissional de RH!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos