Entenda a importância do profissional de RH para sua organização

Sem Parar:Entenda a importância do profissional de RH para sua organização

Atualmente, são poucas as empresas de pequeno porte que contam com um departamento de Recursos Humanos ou profissionais focados na gestão de pessoas. No entanto, trabalhar com planejamento nesse gerenciamento pode garantir resultados inovadores para uma organização, independentemente do seu tamanho.

A importância do profissional de RH vai além de realizar entrevistas, selecionar pessoas e realizar contratações e demissões. É por esse motivo que esse é um profissional indispensável em qualquer organização.

Com nosso artigo, você poderá entender mais como essa profissão passou a englobar o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes, bem como o atendimento de suas necessidades. Confira!

Entenda que é o profissional de RH

Atualmente é sabido que investir nas pessoas que compõe a uma empresa é um fator determinante para o sucesso de qualquer empreendimento. Uma equipe bem alinhada consegue atuar de forma mais fluida. E você ainda consegue reter talentos e evitar o turnover.

Nesse cenário é essencial que o gestor de RH conheça bem o negócio em que a empresa atua, buscando garantir o máximo de eficácia, otimização e constante sucesso dos projetos e da companhia.

Esse profissional deve focar na melhoria da produtividade dos colaboradores auxiliando os líderes para que atuem de maneira estratégica.

Mais que isso, entre suas preocupações, devemos citar a promoção de estratégias para efetivar a redução da rotatividade, retendo os talentos da empresa, motivando as equipes e garantindo um clima organizacional positivo na organização que atua.

Saiba mais sobre as funções desse profissional

São incontáveis as atribuições e características de um bom profissional de RH. Agilidade para lidar com crises, empatia, ética, boa comunicação e capacidade de liderança são algumas delas. Afinal, são tidos como referência e exercem influência sobre as equipes.

Esse colaborador também precisa ser flexível já que é importante destacar que estará atuando entre os interesses da empresa e dos trabalhadores, contornando conflitos e buscando a boa convivência na equipe.

Dentre suas principais atribuições podemos citar:

  • elaborar e executar processos de recrutamento e seleção;
  • definir calendários de treinamento, oferecendo desenvolvimentos e capacitações;
  • efetuar uma administração efetiva de pessoas;
  • definir salários e cargos compatíveis;
  • promover avaliações de desempenho;
  • primar pela motivação das equipes;
  • oferecer orientação para os colaboradores;
  • participar efetivamente nos eventos da organização;
  • mediar conflitos.

É essencial que o papel do RH dentro das empresas seja extremamente estratégico. Ele deve atuar oferecendo suporte para as ações da companhia, gerindo seu recurso principal: As pessoas.

Confira a importância do profissional de RH dentro das organizações

Com a competição no mercado de trabalho se tornando cada vez mais acirrada, as empresas passam a buscar profissionais preparados para encarar os desafios do universo corporativo. Assim, é preciso reconhecer candidatos aptos para alcançar metas, transmitindo valores, treinando e mantendo os colaboradores motivados passa a ser um trabalho ainda mais valorizado.

Por isso, é importante que o setor de Recursos Humanos esteja preparado para se abrir para as necessidades dos colaboradores, acolhendo suas diferentes ideias. O profissional de RH deve estar próximo dos outros departamentos da companhia, já que isso facilita na construção do relacionamento com os membros de cada equipe.

Além disso, é papel do departamento de RH transmitir os valores da corporação, bem como sua cultura, missão e visão, alinhando suas políticas junto das estratégias organizacionais. Assim, é importante que o feedback esteja incluso dentro das ações que compõem o cronograma do profissional de Recursos Humanos.

Todos os questionamentos, sugestões e opiniões coletadas dos membros da empresa devem receber algum tipo de retorno.

Por que as responsabilidades deste profissional devem ser valorizadas para o crescimento da empresa?

As empresas devem tomar muito cuidado: confundir o RH com o Departamento Pessoal é um erro que deve ser evitado. Os Recursos Humanos das empresas garantem a eficácia e melhoria dos processos, o que resultará em sucesso para as organizações.

Dentro desse escopo, é ideal que sejam englobadas a retenção de talentos, a otimização de benefícios, oportunidades de capacitação e construção de um clima organizacional positivo e construtivo. Por isso, as responsabilidades deste profissional se tornam cada vez mais valiosas.

Já o departamento pessoa é basicamente a área responsável por gerenciar os funcionários de uma forma mais burocrática, realizando cadastro, elaborando folhas de pagamento e efetivando demissões e contratações, por exemplo.

Descubra quais os principais desafios do setor

Como temos discutido até aqui, o departamento de Recursos Humanos é muito importante para que a empresa se desenvolva de forma sólida. Entretanto, embora seu principal papel seja cuidar das pessoas, os colaboradores que atuam na área também precisam de cuidado.

O setor de RH deve estar sempre motivado e engajado para que possa atuar de forma ativa junto aos demais colaboradores. Afinal, é o seu trabalho que ditará o ânimo das equipes.

Hoje em dia, as organizações buscam no departamento de RH apoio para que possam desenvolver e reter talentos e líderes. Com isso, é possível entregar bons resultados com o menor custo e máximo de eficiência.

Um grande desafio é conseguir um bom alinhamento entre os interesses e objetivos da empresa e dos colaboradores, assim como estabelecer ambientes que sejam compatíveis com a criatividade, inovação e autonomia entre os colaboradores.

Uma cultura forte e positiva melhora o engajamento e o bem-estar entre os trabalhadores, criando um senso de pertencimento e lealdade. O que se consegue por meio da gestão horizontal.

Com isso, os principais desafios encontrados são:

Alinhamento estratégico

Construir uma cultura organizacional forte demanda um esforço bilateral. Afinal, não basta que a corporação imponha seus valores. É importante que isso seja uma via de mão dupla.

Os valores e a missão precisam estar alinhados com as expectativas dos colaboradores e seu plano de negócios para que façam sentido.

Delimitação dos papéis

A importância do profissional de RH na delimitação dos papéis é indiscutível. Para que a equipe atue de forma bem alinhada e evitar ruídos cada indivíduo precisa saber exatamente quem é e qual sua função dentro de cada processo.

Quando isso não está bem claro, é comum que as tarefas não fluam corretamente e ainda possam acontecer desentendimentos.

Investimento em recursos tecnológicos

Hoje em dia existem diversos softwares com foco em melhorar a gestão de pessoas e facilitar a performance da equipe de RH, desde o recrutamento até a demissão.

Essas ferramentas ajudam na triagem de currículos, controle das jornadas de trabalho, agendamento de compromissos e avaliação de performance, reduzindo as chances de falhas e economizando tempo e recursos financeiros.

Aprimoramento constante

Garantir o aprimoramento da equipe é um dos papéis da equipe de RH. Para isso, realizar o monitoramento constante do desempenho e adotar uma política de feedbacks tanto positivos quanto negativos faz toda a diferença.

Dessa forma, é possível acompanhar as atividades dos colaboradores, identificar seus pontos fracos e fortes assim como direcionar melhor seus esforços. Isso aumenta seu rendimento e satisfação, além de demonstrar que a empresa de fato se importa em como ele se sente em relação ao trabalho.

Veja como melhorar o departamento de Recursos Humanos

Se você chegou até aqui já percebeu que o setor de RH é o coração de qualquer corporação e é indispensável para que ela se desenvolva de forma sólida. Afinal, toda organização é composta por pessoas e depende delas para existir.

Se a equipe não funcionar de forma alinhada, isso pode gerar entraves e custos que poderia ser evitáveis com um bom gerenciamento.

Nesse cenário, listamos algumas dicas para ajudar você a alcançar todo o potencial da sua equipe.

Conte com a tecnologia

Para que o RH possa atuar de forma eficiente é muito importante contar com os recursos tecnológicos. Existem diversas plataformas que utilizam inteligência artificial e são pensadas para facilitar a gestão de pessoas, gerenciando dados e monitorando resultados com precisão. Isso permite uma visão global da equipe, economiza tempo e torna o dia a dia mais produtivo.

Alinhe objetivos

Para transmitir confiança e atuar de forma completa e bem direcionada é essencial que o departamento de Recursos Humanos esteja perfeitamente alinhado com os objetivos e metas da organização.

Dessa forma, esses colaboradores precisam ser abastecidos com informações que possam facilitar o direcionamento do resto da equipe. Se não estiver claro o que a empresa deseja é impossível alinhar esses objetivos com as expectativas dos colaboradores.

Otimize as contratações

O processo de recrutamento e seleção é trabalhoso e pode demandar muito tempo do departamento de RH. Por isso, otimizar essa função pode reduzir esse trabalho de modo que a equipe possa dividir melhor seu tempo em outras tarefas.

Ferramentas automatizadas para analisar currículos, softwares com inteligência artificial para realizar triagens de currículos e avaliações de perfis são ótimas dicas para garantir mais objetividade nas ações.

Treine sua equipe

Investir em treinamentos é uma forma de garantir o aprimoramento constante dos seus colaboradores, incluindo a própria equipe de RH.

Assim, eles também devem passar por uma avaliação que possa verificar eventuais falhas e potenciais. A partir daí é possível aplicar treinamentos e capacitações tanto para os novos membros quanto para os mais antigos.

Esteja atento à importância dos benefícios corporativos

Todo mundo gosta de saber que seu trabalho foi reconhecido. Dessa forma, os benefícios corporativos são importantes para demonstrar esse reconhecimento e aumentar o bem-estar e identificação com a organização.

Afinal, quanto o assunto é a retenção de talentos, nem sempre um salário muito acima do mercado é o suficiente. O trabalhador moderno está preocupado com sua qualidade de vida e satisfação no ambiente profissional.

Nesse sentido, os benefícios são um grande diferencial e uma forma de aumentar o engajamento da sua equipe. Sejam eles regulares, como alimentação e transporte, ou eventuais, como as bonificações.

Após a leitura desse conteúdo ficou fácil perceber a importância do profissional de RH. Sua atuação dentro de uma corporação tem função estratégica e é determinante para garantir o bem-estar dos demais colaboradores e contribuir para que todos trabalhem de forma coesa para alcançar os objetivos da empresa.

Agora que você já sabe a importância de investir no seu setor de RH, aproveite que está por aqui e confira algumas das melhores ferramentas de gestão que existem atualmente.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos