Conheça os 5 maiores desafios da gestão de pessoas em MPEs

102377-conheca-os-5-maiores-desafios-da-gestao-de-pessoas-em-mpes

Micro e pequenas empresas são constantemente desafiadas. Seja pelo mercado, seja pelos fornecedores, as MPEs precisam se reinventar a cada dia — extraindo o máximo de produtividade dos recursos que dispõe.

Esse é, portanto, um dos principais motivos que tornam a gestão de pessoas um processo tão importante nas organizações que estão em busca de estabilidade em seu segmento.

Neste post, você vai saber um pouco mais sobre a importância da gestão de pessoas para negócios que estão em desenvolvimento. Além disso, saberá como é possível otimizar as rotinas dessa área na dinâmica realidade das micro e pequenas empresas. Vamos lá?

A gestão de pessoas nas MPEs

Diferentemente do que acontece em grandes empresas, nas quais são designados profissionais exclusivos para tratar de assuntos pertinentes à área de Recursos Humanos, empreendedores em processo de desenvolvimento precisam ajustar suas operações de forma a otimizar os recursos disponíveis.

Você já deve ter ciência que a rotina das MPEs é essencialmente diversa da que é vivenciada em corporações já estabelecidas, mas também sabe que é plenamente possível potencializar a gestão de pessoas a partir de procedimentos viáveis e acessíveis, não é mesmo?

Certifique-se de jamais culpar o porte do seu negócio pelas limitações operacionais que você encontra no dia a dia. O potencial das MPEs é incrível e você deve cultivá-lo com esmero e atenção, extraindo o que há de melhor em cada membro do seu time.

Os desafios são inúmeros, claro! Mas as possibilidades também são. Avalie seus recursos e invista em atividades estratégicas que vão impulsionar suas operações por meio de táticas efetivas e voltadas à gestão de pessoas.

Os desafios da gestão de pessoas nas MPEs

Agora que você já entendeu a importância de desenvolver e sustentar uma gestão eficaz de pessoas, chegou o momento de enfrentar os desafios de frente. Conheça todos os aspectos sensíveis, certificando-se de mobilizar seu time para superá-los com consistência!

Entre os desafios mais comuns à gestão de pessoas em uma micro ou pequena empresa, destacam-se:

1. Definir o perfil ideal e contratar as pessoas certas

A rotina de uma MPE geralmente demanda uma forte atuação multidisciplinar — por contar com uma equipe relativamente enxuta, o compartilhamento de funções não é incomum. Por isso, definir o perfil ideal dos colaboradores, avaliando valores e competências, é a melhor forma de garantir uma contratação efetiva.

Valorize a seleção dos profissionais que estarão com você na árdua jornada para ganhar e fidelizar a clientela.

2. Oferecer condições e benefícios atrativos

Para além do salário, o colaborador certamente considera outros benefícios adjacentes no momento de optar por um emprego — ou de permanecer nele.

Para se manter competitiva e conseguir manter colaboradores competentes em seu quadro, a MPE precisa investir em condições atrativas: flexibilidade de horários e participação nos lucros são alguns bons exemplos.

3. Estimular o desenvolvimento pessoal e profissional via feedback

Uma das principais funções de um departamento de Recursos Humanos é prover feedbacks construtivos — a avaliação de performance é uma ótima ferramenta para desenvolver o colaborador enquanto indivíduo e profissional.

Estabeleça uma rotina de feedbacks e veja sua equipe corresponder às observações construtivas, entregando resultados cada vez mais consistentes.

4. Proporcionar treinamentos adequados

Prover uma rotina de capacitação certamente motiva o colaborador a buscar por novos desafios e a entregar melhores resultados. Para as PMEs, os treinamentos são ainda mais estratégicos: além de figurarem como um ótimo estímulo, tornam a equipe mais afinada e capaz de lidar com as adversidades do mercado.

5. Integrar a equipe e promover a colaboração

Com um time enxuto, é absolutamente necessário que haja sinergia e colaboração. Enquanto gestor, certifique-se de instaurar uma cultura que incite a cooperação. Um bom processo de gestão de pessoas é capaz de integrar a equipe e proporcionar uma excelente performance operacional!

Na sua empresa, como são tratados os desafios relacionados à gestão de pessoas? Deixe seu comentário no post e compartilhe sua experiência conosco!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos